SINGLE MALT

O whisky de malte é destilado duas vezes. Ao líquido obtido da primeira destilação dá-se o nome de "Low Wines". Na segunda destilação o espírito obtido é apreciado por um técnico, stillman, que apenas aproveita o chamado "coração" do líquido. Separa a "cabeça" a que se chama "Foreshots" e a cauda a que se dá o nome de "Feints". O líquido obtido (aproximadamente 58%) é usado na produção do whisky de malte.
As partes restantes "foreshots" e "feints" voltam a entrar no circuito, são redestiladas e aproveitadas como Low Wines.
Apenas se tem conhecimento de duas marcas de whisky de malte que usam a tripla destilação: a Auchentoshan e a Rosebank, ambas dos Lowlands.
Das mais conhecidas marcas de whisky de malte, provenientes das Highlands, podem ser saboreadas no Mulligan's, por exemplo o Glenfidich 12 anos.

GLENFIDDICH 12 ANOS

O Glenfiddich 12 Anos é o pioneiro da categoria single malt whisky escocês de prestígio. Aroma distintamente fresco e relativo a fruta com uma insinuação de pêra. Malte único muito bem  trabalhado com uma fragrância delicada e equilibrada. Paladar doce característico e final maduro, liso e longo.

MACALLAN FINE OAK

Durante décadas, Macallan foi famosa como a destilaria que envelhecia os seus excelentes whiskies apenas em cascos de sherry, por acharem que estes casavam melhor com o whisky de malte. O que aconteceu foi, que devido à grande procura, os barris de sherry tornaram-se mais difíceis de encontrar e cada vez ficavam mais caros. Para resolver a situação, a Macallan teve que começar a diversificar os barris onde envelheciam os seus whiskies e começou a usar, por exemplo, os barris de bourbon e de carvalho francês. Esta edição celebra a “fine oak”, ou seja o carvalho que começou a ser usado pela destilaria e que demonstrou envelhecer whiskies com a mesma qualidade que os de sherry.

No nariz este puro malte é simplesmente maravilhoso. Delicado e floral, com notas de cítricos, baunilha, pêssego e malte doce, abacaxi e avelãs. Na boca, é bastante cremoso e macio, apenas levemente picante, com um toque de baunilha, malte e coco. O final é de chocolate, baunilha branca e termina com um leve toque amargo.

THE GLENLIVET 12 ANOS

O Whisky Glenlivet Single Malt 12 Anos combina elegantemente sabores de fruta tropical e um aroma floral, lembrando o verão. Este paladar fresco desenvolve-se para um suave final com toques de baunilha que conferem uma riqueza instigante a este whisky. É considerado o puro malte de referência.

TALISKER 10 ANOS

De cor dourada brilhante, o Talisker 10 Anos apresenta um sabor salgado poderoso, com notas de fumo e turfa, licor de ostras frescas e doçura de citrinos. Encorpado e cheio, no palato revela uma doçura rica de frutos secos, com nuances de fumo e sabores fortes de cevada de malte; quente e intenso, revela um final longo e apetitoso.

THE BALVENIE 12 ANOS

Balvenie 12 Anos envelheceu em cascos tradicionais de carvalho durante 12 anos e, posteriormente, foi transferido para cascos de carvalho que contiveram Xerez. Aroma doce de fruta, com notas de sherry, misturado com mel e baunilha. O paladar evoca alternadamente a doçura do xerez, os citrinos e as especiarias. O final é longo e quente.

CARDHU 12 ANOS

Produzido em quantidades limitadas, através dum processo de destilação deliberadamente lento, amadurece durante 12 anos em barris de carvalho especialmente selecionados. Apresenta uma aparência dourada de mel, cheio e encorpado, com notas de pêra, urze e nozes. Atraente e intrigante. Com um pouco de água - ainda harmonioso mas menos pronunciado, revela um pouco de malte de cereais, madeira suave, especiarias e traços fracos de fumo. Corpo suave e agradável. No paladar é bem equilibrado e liso. Agradável em qualquer momento, o final é bastante curto e seco.

CHIVAS REGAL ROYAL SALUTE 21 ANOS

Royal Salute foi lançado no dia 2 de Junho de 1953, como um tributo à Rainha Elizabeth II no seu Dia de Coroação. O nome deste whisky escocês excecional vem do nome da Arma de Saudação Real, que é disparada em sinal de respeito para dignitários poderosos. Este whisky rico e complexo representa o casamento perfeito de whiskies de malte – cada um dos quais foi envelhecido individualmente em barris de carvalho durante 21 anos. Foi engarrafado em bilhas de porcelana britânica, feitas à mão. 

JAMES MARTIN'S 20 ANOS

Produzido na Escócia - é um whisky com um paladar suave e com ligeiras notas de casca de laranja e baunilha, seguido dum aroma de flores variadas.