IRISH WHISKEY

O whiskey irlandês tal como o scotch whisky, vai buscar o seu nome à área geográfica e ao país onde é produzido, a Irlanda. É considerado Irish Whiskey apenas o que é destilado e envelhecido na Irlanda. A produção do Irish é muito similar ao Scotch. No entanto, existem duas grandes diferenças entre eles: o número de vezes que é destilado e os ingredientes usados.

O whiskey irlandês é destilado três vezes e o lote de cereais que entram na sua composição é muito vasto: 50% de cevada maltada, 30% de cevada não maltada, 10% de centeio e 10% de trigo. O aroma da turfa também contribui para outra diferença. Na base de maltagem do Irish Whiskey não é usado o fumo da turfa para lhe dar aroma. O whiskey irlandês devido à sua tripla destilação tem uma maior percentagem de álcool em comparação com o scotch, quando à saída do alambique. Na comercialização ambos têm 40%.

Envelhecimento: É envelhecido em cascos de carvalho, que antes foram utilizados para Sherry, Rum, Brandy ou Bourbon. Tem um período de envelhecimento não inferior a quatro anos mas que na maioria dos casos se aproxima mais dos 10 a 15 anos.

JAMESON

Este é um whiskey irlandês triplamente destilado o que lhe proporciona uma tripla suavidade. Para a produção deste whiskey foi usada a quantidade certa de cevada maltada e não-maltada para proporcionar um sabor a cevada natural. Apresenta um paladar adocicado, com notas de noz, madeira e baunilha que foram conseguidas a partir de estágio em barris de bourbon.

JAMESON 18 ANOS

Jameson 18 Anos Master Selection, é a selecção colhida a mão do whiskey irlandês Jameson. Envelhecido em barris de carvalho durante pelo menos 18 anos. Notas de Xerez, óleos aromáticos, toque de madeira, condimentos e chocolate de leite. Gosto maravilhoso e liso - temperos, insinuações da madeira e couro, um Xerez doce abundante em nozes, baunilha - tudo em conjunto para dar uma sensação de gosto única. Final longo.

BUSHMILLS ORIGINAL

Outro whiskey de origem irlandesa, com um aroma de fragrâncias de malte e de delicadas frutas. Podemos apreciar um paladar a malte com notas de baunilha e carvalho.

BUSHMILLS 10 ANOS

O mais famoso whiskey de malte único irlandês, o Bushmills 10 Anos, é envelhecido parcialmente em barris de carvalho americano, que já contiveram bourbon e, outra parte menor, em barris de carvalho espanhol que antes guardaram Xerez. Apresenta uma cor dourada e um aroma elegante, muito equilibrado, fino e suave, com notas de cereais, citrinos e alcaçuz. Adicionam-se notas florais e de baunilha. Na boca é doce e levemente cremoso, confirmando o aroma. Final longo, revelando notas de madeira, amêndoas e mel.

POWERS

Powers Gold Label blended é um whiskey irlandês. Moderado, mas ao mesmo tempo forte e intenso, com notas de mel, erva, cevada, malte de cevada, flor, um pouco de citrinos e pêssego. O final é moderadamente longo.

PADDY

Este whiskey irlandês é produzido desde 1779 pela Cork Distillers Company. O seu processo de tripla destilação torna-o único e particularmente suave. Na sua fabricação é apenas utilizada a cevada de melhor qualidade e mais pura água das nascentes da Irlanda. O estágio de, pelo menos 5 anos, em barricas de carvalho dá a este whiskey um sabor final incomparável.