BOURBON WHISKEY

Este é o whiskey americano, também chamado de Bourbon, embora bem todos tenham esta designação. Dentro do whiskey americano, temos, por exemplo: Blended Bourbon, Corn Whiskey, Rye Whiskey, Straight Whiskey, Kentucky Bourbon Whiskey, Sour Mash e Tennessee Whiskey.

Um Blended Bourbon (whiskey de milho) é produzido à base de milho e no mínimo tem que ter 20% de straight whiskey. Já quando a percentagem mínima de milho é de 51% estamos perante um Bourbon Straight Whiskey. Para ter a designação de Corn Whiskey a percentagem de milho deverá ser de 80%.

Segundo a lei americana, o Straight Whiskey tem de ser destilado a 160 Proof (Sistema U.S.), envelhecido em barris novos de carvalho, previamente queimados, durante um período mínimo de dois anos. Na altura do engarrafamento a sua graduação alcoólica deve variar entre os 40º e 55º. A mistura de cereais deve ter uma percentagem mínima de 51% de um dos cereais. O Straight Whiskey não pode ser misturado com nenhum outro whiskey, apenas se lhe pode adicionar água.

O Kentucky Bourbon Whiskey deve conter na mistura um mínimo de 51% de milho. É envelhecido em cascos de carvalho por um período de dois anos. Produz-se em Kentucky ou então o seu envelhecimento faz-se na zona durante um ano. O Kentucky Bourbon são os whiskeys americanos com maior aceitação no mercado interno e externo. Os whiskeys de qualidade superior têm um período médio de quatro anos de envelhecimento. Só o whiskey americano pode ser considerado Bourbon.

O Tennessee Whiskey é um whiskey produzido pelo processo “sour mash”, filtrado através de carvão e uma fina camada de açúcar que lhe dá um paladar macio. É um Straight Whiskey, envelhecido por um período mínimo de quatro anos. O Tennessee Whiskey foi produzido inicialmente por Jack Daniels. Actualmente existe o Jack Daniel's Whiskey, o mais conhecido dos Sour Mash Tennessee Whiskey, que na sua produção utiliza um processo de filtragem muito lento, através de carvão em cubas de cerca de 3,5 metros de altura.
O Tennessee Whiskey é assim designado por ser produzido no estado de Tennessee.

Os Bourbon Whiskeys raramente são envelhecidos em barris usados anteriormente para Bourbon. Os barris usados no envelhecimento do Bourbon são mais tarde utilizados no envelhecimento do Scotch Whisky (Malte).

JACK DANIEL'S

Este whiskey é feito com 80 % de milho, 12% centeio e 8% malte, através do método de filtração com carvão vegetal – próprio dos whiskies do Tennessee. Apresenta uma cor âmbar dourada, com notas frutadas. A maturação em barris de carvalho americano alisa o paladar deste whiskey, conferindo-lhe notas de caramelo. Um sabor vivo leva a um paladar encorpado e suave, com notas ainda de carvalho e café. O final é longo e quente. 

FOUR ROSES

Este whiskey de malte do Kentucky, celebrado pela sua etiqueta amarela, é precedente da destilaria com o mesmo nome. O aroma revela inicialmente notas etéreas e artificiais. Paladar não demasiado doce, apresentando notas subtis de citrinos, que combinam perfeitamente com os sabores maduros. 

JIM BEAM

Jim Beam é a marca mais vendida de bourbon do mundo. Sete gerações de artesãos representados em cada garrafa, juntamente com o milho, centeio, malte de cevada, água, tempo e orgulho.