A AMIZADE É COMO O WHISKY, QUANTO MAIS VELHO, MELHOR (provérbio escocês)

Comecemos por explicar qual a diferença entre o whisky e whiskey. Ambas as palavras querem dizer a mesma coisa. No entanto, whisky é o nome que os escoceses dão à sua famosa aguardente de cereais produzida à base de cevada maltada, cevada não maltada e milho. Os canadianos usam a mesma palavra para definir o mesmo tipo de espírito. Na América e na Irlanda usa-se a palavra whiskey para definir um tipo de aguardentes quase idêntico.
A palavra whisky deriva da palavra gaélica uisgebetha ou da palavra celta uisgebaugh. Ambas as palavras significam "Água da Vida" (Water of Life / Eau de Vie). Ainda hoje não se sabe concretamente quem começou a produzir o whisky, se a Escócia ou a Irlanda. Segundo alguns historiadores foram, provavelmente os monges irlandeses que começaram a produzir o whisky e contribuíram para que o segredo se espalhasse até aos Highlands, através de outros monges lá fixados.

O aparecimento desta bebida foi bem acolhido na Escócia há mais de mil anos, mas apenas se encontra uma referência ao mesmo no ano de 1494, na época medieval. Em 1618 o whisky era já referenciado com este nome, ou como Viskie. Naquele tempo quase todos os grandes senhores da Escócia possuíam a sua destilaria privada e faziam uma distribuição generosa por todos aqueles que os serviam e cuidavam das suas casas e terras. Nas cidades e nas vilas os vizinhos compartilhavam entre si as destilarias que ainda eram consideradas ilegais.