WEISSBIER (WEIZENBIER, CERVEJA DE TRIGO)

Produzida principalmente pelas grandes cervejeiras alemãs como a Erdinger, Schneider Weisse e Weihenstephan, é uma cerveja feita à base de trigo e característica do sul da Alemanha, região da Baviera. São cervejas normalmente claras, opacas e não filtradas, onde sobressai o trigo com o qual foram produzidas, bem como sabores frutados (banana e maçã), cravo e florais. Bastante refrescantes e de graduação alcoólica moderada (entre 5 e 6% Abv). Produzem, em geral, um creme denso e persistente.

Dentro destas também existem sub-tipos: Hefeweizen (de cor amarelada-marrom opaca, pois a levedura não é filtrada. Erdinger Hefeweizen é a mais conhecida no Mundo), Kristallweizen (de cor clara e transparente, leve na degustação. Normalmente é filtrada, não tendo adição de levedura diretamente na garrafa), Dunkelweizen ou Hefeweissbier Dunkel (cerveja de trigo escura, de gosto mais forte), Weizenstarkbier ou Weizenbock (cerveja tipo Bock com uma graduação alcoólica entre 5% e 12% Abv), Witbier (Belgian White), esbranquiçada devido às leveduras e ao trigo suspenso (daí o nome). Possui um toque cítrico de laranja, já que a casca da fruta é usada como complemento ao lúpulo. Também tem coentros; e Russ (cerveja de trigo com acréscimo de sumo de limão, assim como ocorre com a Radler).

ERDINGER HEFE (5,3% Abv)

Esta é a cerveja de trigo mais consumida na Alemanha e no resto mundo, oriunda da Baviera, mais concretamente da pequena cidade de Erding, a 20 Km de Munique. Cerveja de cor clara mas turva e tal como o champagne, sofre uma última refermentação já depois de engarrafada.

ERDINGER DUNKEL (5,6% Abv)

 Erdinger Dunkel deve o seu sabor encorpado ao fino lúpulo e ao malte tostado, utilizados na sua produção, ainda de acordo com receitas antigas. Levemente picante, possui uma proporção mais elevada de extrato primitivo. Tal como as outras, adquire o seu suave sabor na maturação dentro da garrafa. Cerveja perfeitamente balanceada e naturalmente escura.

ERDINGER URWEISSE (5,2% Abv)

De sabor bem forte e paladar aromático, uma nota elevada de trigo, também de fermentação alta. A receita de “urweisse” surge nos primeiros anos da fundação da cervejeira, há mais de 120 anos; um malte especial e uma seleção diferente de lúpulo, conferem-lhe um paladar inconfundível.  

ERDINGER KRISTALL (5,3% Abv)

Esta versão da Erdinger caracteriza-se por ser cristalina, saborosa e refrescante. A cerveja Erdinger Hefe-Weissbier tradicional é submetida a uma longa filtragem, dando origem a esta cerveja completamente clara, especial para os dias quentes de verão.  

ERDINGER PIKANTUS (7,3% Abv)

Cerveja de trigo encorpada, de alta fermentação, alto teor alcoólico, não filtrada e refermentada na própria garrafa. Notas de tostado e chocolate. Deve o seu sabor picante ao uso de maltes escuros e de um processo de maturação significativamente longo.

WEIHENSTEPHANER HEFE (5,4% Abv)

Também oriunda da Baviera, da cervejeira mais antiga do mundo, inicialmente um mosteiro beneditino, esta cerveja de trigo de cor clara, é extremamente refrescante, turva e natural. O seu aroma e paladar são resultado das leveduras especiais que participam de sua composição.

WEIHENSTEPHANER DUNKEL (5,3% ABV)

Cerveja macia, maltada e suave. O paladar equilibrado é a grande virtude desta cerveja escura de trigo. Ótima para acompanhar pratos fortes.

WEIHENSTEPHANER VITUS (7,7% ABV)

Uma deliciosa cerveja encorpada e complexa, que tem maturação extra a frio nas caves do Mosteiro de Weihenstephan, na Alemanha. De alto teor alcoólico e estilo weizenbock, apresenta-se turva , de cor amarela intensa. Na boca é encorpada, adocicada e levemente picante.

FRANZISKANER HEFE (5% ABV)

Também oriunda de Munique, mais uma cerveja de trigo, de cor ouro, com a aparência turva típica das cervejas de trigo. Refrescante, ligeiramente picante e frutada.

FRANZISKANER DUNKEL (5,3% ABV)

De cor escura e profunda, com a aparência turva das cervejas de trigo. Produzida com um malte mais escuro e tostado, proporcionando um paladar mais maltado à “irmã” Hefe, mantendo contudo, a sua característica refrescante.